quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A visita à latoaria da Malveira

Dia 17 de Novembro de 2010, o Clube de História foi entrevistar o senhor Vítor Faustino, da latoaria da Malveira, que nos contou trabalhar nesta profissão, que aprendeu com o pai, há sessenta e dois anos. A aprendizagem começou quando era da nossa idade e ia trabalhar para a oficina onde se fabricam comedores e bebedores para animais, regadores, bilhas de leite, talhas de azeite e girândolas para pôr em cima das chaminés. A maior procura de peças é da parte de pessoas ligadas à agricultura mas também há quem queira peças em cobre para decoração.

Estivemos a ver os materiais que o senhor Vítor Faustino, o filho e o empregado constroem diariamente. Vimos os moldes das peças e experimentámos cortar manualmente a chapa zincada – na oficina também se usa o aço inoxidável e o latão - e comparámos o trabalho com o das máquinas actualmente usadas para cortar as peças para matar frangos, apanhar pássaros, apanhar fruta e assar castanhas. O trabalho manual é mais demorado e cansativo mas não é muito caro.




Poucos turistas visitam a oficina pois não está sinalizada na estrada e não tem aprendizes jovens. O senhor Vítor Faustino gosta muito do seu trabalho e disponibilizou-se para o mostrar na nossa escola. Expõe na feira da Malveira e já apareceu num programa de televisão. Há ainda imagens das suas peças, divulgadas por amigos, na internet.   


3 comentários:

  1. pois e finalmente consegui fazer um comentario!!
    isto esta mt fixee!!
    vamos ter muito mais aki se deus kiser!!
    FORÇA EXPLORADORES

    ResponderEliminar
  2. Ya isto está muito fixe agora nós temos é que explorar mais a Malveira de uma ponta a outra!!!!
    :)
    Ass:Pedro Bernardino

    ResponderEliminar
  3. que bacana!!! esta é a verdadeira arte....muita saude p p sr Vitor... um abraço dor brasileiros

    ResponderEliminar